Mundo

Hamas anuncia acordo histório com grupo rival palestiniano

O movimento radical islâmico Hamas e o rival Fatah alcançaram um acordo ao fim de dois dias de conversações à porta fechada, que decorreram no Cairo, com vista à reconciliação palestiniana.

Hamas anuncia acordo histório com grupo rival palestiniano
Mohammed Salem

O gabinete do líder do Hamas, Ismaïl Haniyeh, anunciou em comunicado que foi alcançado um acordo, mas não foram adiantados os contornos do a entendimento.

Para esta manhã está prevista uma conferência de imprensa na capital do Egipto, país que mediou os esforços de reconciliação.

Durante a ronda de diálogo foram abordados detalhes concretos da aproximação entre os dois grupos rivais, ao fim de uma década de divergências e de tentativas fracassas de reconciliação entre as partes.

O controlo da segurança na Faixa de Gaza ou o futuro dos 25.000 homens do braço armado do Hamas figuravam entre os dossiês mais difíceis das negociações pelo que muito provavelmente terão sido questões adiadas.

O Hamas assumiu o controlo de Gaza em 2007, após vencer as forças lideradas pelo partido Fatah do Presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mahmud Abbas. Desde então, a ANP tem governado apenas os enclaves autónomos da Cisjordânia ocupada por Israel.

A Autoridade Palestiniana, entidade reconhecida internacionalmente e era suposto prefigurar um Estado palestiniano independente, é dominada pela Fatah, exercendo o seu poder limitado na Cisjordânia, por sua vez ocupada por Israel e que dista algumas dezenas de quilómetros da Faixa de Gaza.

Em setembro, o Hamas, sob pressão, aceitou o regresso da Autoridade Palestiniana e do governo a Gaza, tendo o regresso sido materializado com grande pompa há cerca de uma semana, quando se realizou o primeiro Conselho de Ministros naquela cidade desde 2014.

As divisões palestinianas são consideradas como um dos principais obstáculos à resolução do conflito israelo-palestiniano.

Com Lusa