Mundo

Mau tempo faz Trump cancelar visita à penísula coreana

Kim Hong-Ji

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou hoje uma visita surpresa à zona desmilitarizada da península coreana (DMZ, na sigla em inglês), devido ao mau tempo, num incidente que o deixou "frustrado", segundo a Casa Branca.

O helicóptero Marine One voou a maioria do percurso entre Seul e a DMZ, antes de regressar à base militar Yongsan Garrison, devido às más condições climatéricas.

Todos os presidentes norte-americanos, desde Ronald Reagan, realizaram uma visita à DMZ - exceto George H.W. Bush, que esteve lá ainda enquanto vice-presidente.

Na terça-feira, Trump afirmou durante um jantar em Seul que "amanhã iremos ter um dia emocionante por muitas razões", sem avançar mais detalhes.

A visita à DMZ foi planeada muito antes de o líder norte-americano partir para um périplo pela Ásia, mas foi mantida em segredo, por questões de segurança, segundo a Casa Branca, que garantiu que Trump ficou "muito frustrado", após ter sido forçado a mudar de planos.

Lusa

  • Trump deixa recado para Coreia do Norte

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, instou hoje o regime norte-coreano a não subestimar nem pôr "à prova" os governos de Washington e Seul, durante a sua intervenção no parlamento sul-coreano.

  • Os sucessos de Trump, segundo o próprio
    0:46

    Mundo

    De visita à Coreia do Sul, Donald Trump fez um balanço do seu trabalho na Presidência dos Estados Unidos desde que foi eleito, há um ano. Trump afirmou que a economia norte-americana está muito bem, que a taxa de desemprego é a mais baixa dos últimos 17 anos e que os norte-americanos estão muito felizes. O próximo desafio, segundo o Presidente, está na redução de taxas para os norte-americanos, mas mostra-se confiante.

  • Trump na Coreia do Sul com atenções viradas para Norte
    2:21

    Mundo

    O Presidente dos EUA já está na Coreia do Sul, na segunda paragem da visita oficial de 12 dias à Ásia, depois do Japão. Em Seul, Donald Trump foi recebido com protestos pró e contra a estratégia que está aser seguida para lidar com o Norte da península coreana. Na visita à maior base militar norte-americana fora dos EUA, Donald Trump garantiu que os EUA vão "tratar da situação da Coreia do Norte com os principais generais e, em última instância, tudo se resolverá".

  • França exclui Trump de cimeira internacional sobre o clima

    Mundo

    França vai acolher em dezembro uma cimeira com vários líderes e organizações internacionais para assinalar os dois anos do acordo climático de Paris e decidiu excluir da lista de convidados o Presidente dos Estados Unidos, indicaram esta terça-feira fontes oficiais.