Mundo

Para onde vai a água do degelo na Gronelândia e na Antártida?

Os grandes mantos de neve da Gronelândia e da Antártida podem parecer - e estar, de facto - longe das grandes cidades, mas com o degelo, uma das consequências mais graves do aquecimento global, a água tem de ir para algum lado. Um grupo de cientistas da NASA criou uma ferramenta que prevê para que cidades é que esta água será "distribuída".

A ferramenta mostra quais as porções dos mantos de gelos que vão afetar as cidades costeiras, com o aumento do nível da água do mar.

Segundo a BBC, a ferramenta foi desenvolvida por uma equipa de cientistas do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA, na Califórnia, e a sua investigação está publicada no jornal científico Science Advances.

A ferramenta mostra aos cientistas quais são as áreas dos mantos de gelo com que têm de se preocupar mais.

O aumento do nível do mar em Londres pode ser significativamente afetado pelas mudanças na parte noroeste do manto de gelo da Gronelândia. Enquanto em Nova Iorque, os cientistas devem ficar preocupados com as partes a nórdica e oriental.

Google Maps

As mudanças do nível da água do mar em Sidney são "fortemente influenciadas" pelas alterações do gelo que ocorrem das costas a nordeste e noroeste da Antártida.

Google Maps