Mundo

Astronauta japonês pede desculpa por "falsa notícia" de ter crescido tanto no espaço

O astronauta japonês Norishige Kanai, que ontem afirmou ter crescido nove centímetros no espaço, pediu hoje desculpa por se ter enganado na medição.

Astronauta japonês pede desculpa por "falsa notícia" de ter crescido tanto no espaço
Dmitri Lovetsky/AP

Kanai, de 41 anos, publicou segunda-feira no Twitter que tinha "um grande anúncio". Dizia ter aumentado a sua altura em 9 centímetros desde que chegou à Estação Espacial Internacional, há cerca de três semanas.

Mas algumas pessoas questionaram um crescimento tão grande, incluindo o próprio comandante da tripulação, Anton Shkaplerov.

Kanai voltou a medir-se e concluiu que o crescimento tinha sido de 2 centímetros e pediu hoje desculpa pela "falsa notícia".

É normal o corpo humano crescer em altura no espaço, porque a coluna estica devido à falta de gravidade. Mas normalmente são uns dois centímetros que "desaparecem" logo que o astronauta volta à Terra.

Por exemplo, o astronauta norte-americano Scott Kelly esteve 340 dias na Estação Espacial Internacional, deu 5.440 voltas à terra e cresceu 3,81 cm. No entanto, quando regressou à Terra voltou ao normal.