"Fomos para ganhar. Perdemos. Daí a deceção. A crítica à grande coligação, porém, mantém-se. O SPD deve ser mais como nas últimas semanas e menos como nos últimos anos. Disso ocupar-se-ão os jovens. Não haverá renovação sem nós. Começaremos amanhã", escreveu Kuhnert no Twitter.
Na votação, segundo os resultados hoje anunciados, 66,02% dos militantes do SPD votaram a favor da coligação com a União Democrata Cristã (CDU) e da União Social Cristã (CSU), permitindo a Merkel assumir, a partir de 14 de março, o quarto mandato consecutivo como chanceler alemã.
O líder da juventude do SPD indicou que não é "mau perdedor", realçando que o caminho a seguir é "tentar agora tirar o melhor partido" dos resultados da votação interna.
Para Kuhnert, nas semanas em que decorreu a campanha contra e a favor a constituição de uma grande coligação de governo na Alemanha evidenciaram que deve iniciar-se no SPD "um processo de renovação profundo e programático".
"Os jovens vão tentar avançar com esse processo e seguir à lupa o que faz o Governo. Exigiremos que haja novamente debate político", afirmou, referindo que as seis pastas governamentais atribuídas ao SPD, em que se destacam os Negócios Estrangeiros e as Finanças, estejam abarcadas pela renovação.
Lusa