Mundo

Polícia responde com violência às barricadas na Nicarágua

A polícia de choque e milícias paramilitares nicaraguenses atacaram segunda-feira barricadas erguidas por manifestantes a este da capital, Manágua, em protesto contra o Presidente Daniel Ortega.

Polícia responde com violência às barricadas na Nicarágua
Bienvenido Velasco

Segundo a agência France Press, forças militares pró-governo entraram em sete bairros da cidade e ouviram-se disparos, com o objetivo de derrubar barricadas colocadas numa das principais avenidas que atravessa a capital de norte a sul.

Num incidente separado, mas cujas circunstâncias não foram explicadas, três pessoas morreram, quatro ficaram feridas e uma foi sequestrada por um grupo de encapuzados que atacou um posto policial no município de Mulukukú.

Segundo a política nacional, as vítimas mortais são dois agentes policiais e um dos autores do ataque e um sub-oficila da polícia foi sequestrado.

A Nicarágua vive há mais de um mês a crise sociopolítica mais sangrenta das últimas décadas, tendo-se já registado 139 vítimas, segundo os dados mais recentes do centro Nicaraguense de Direitos Humanos.

Os protestos contra o Presidente Daniel Ortega e a sua mulher e vice-presidente, Rosario Murillo, com acusações de corrupção e abuso de poder, começaram no passado dia 18 de abril, quando começaram a exigir que abandonassem o poder, que ocupam há onze anos.

Lusa