Mundo

Trump passou jornada eleitoral longe do olhar público

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspenso do resultado das eleições legislativas intercalares desta terça-feira que determinarão o futuro da sua Administração, passou o dia na Casa Branca, longe do olhar público.

Trump passou jornada eleitoral longe do olhar público
Carlos Barria

Após uma campanha em que fez uso da sua retórica racista para propor medidas radicais contra a imigração e fazer propostas políticas avulsas, Trump apelou, na reta final, aos eleitores para ajudarem a preservar as "frágeis" vitórias do Partido Republicano que poderão ser revertidas se o Partido Democrata conquistar a maioria numa ou nas duas câmaras dos Congresso (Câmara dos Representantes e Senado).

Habitualmente muito ativo na rede social Twitter, hoje o chefe de Estado manteve-se em silêncio desde a abertura das assembleias de voto por todo o país, marcada, em alguns locais, por longas filas e máquinas com problemas de funcionamento.

A secretária de Imprensa, Sarah Huckabee Sanders, indicou que Trump passaria o dia a fazer telefonemas, a monitorizar as corridas políticas e reunido com a sua equipa política.

À noite, familiares e amigos, bem como o vice-Presidente, Mike Pence, e a mulher, Karen, juntam-se a Trump e à primeira-dama, Melania Trump, na residência presidencial, para acompanhar os resultados eleitorais. Segundo a Casa Branca, Trump e a primeira-dama, Melania Trump, votaram por antecipação em Nova Iorque, há várias semanas.

Lusa