Aos seis anos decidiu que queria deixar de comer carne, peixe, ou qualquer alimento de origem animal. Tornou-se vegan, convenceu a família a seguir-lhe as pisadas e desde então é protagonista de palestras e eventos sobre o veganismo e sobre o impacto da pecuária para o planeta.
Em Los Angeles, onde vive, é presença frequente em marchas e manifestações contra tudo o que sente como exploração e desrepeito pelos animais.
Butler participou no documentário “Cesar Chavez: Respect For All”, onde ficou a saber mais sobre o ativismo do seu tio-tetravô, Cesar Chavez.
“Disse-lhe que matávamos os animais para comer e ela ficou devastada”
Numa entrevista ao LiveKindly, um site dedicado ao veganismo, a mãe de Genesis Butler conta o momento em que a pequena ativista ficou “chocada” quando soube que os animais eram mortos para que os humanos pudessem comê-los.
Um ano mais tarde viu a mãe amamentar a irmã mais nova e voltou a fazer perguntas, desta vez sobre a origem do leite. Quando percebeu que o leite que bebia era tirado das “mother cows” – “mães vacas”, decidiu que queria ser vegan. Tinha apenas 6 anos.
A mais jovem oradora do TEDx
Em 2017, Genesis Butler tornou-se a mais jovem oradora do TEDx na conferência “A 10 Year Old’s Vision for Healing the Planet” – “A visão de uma criança de 10 anos sobre como curar o planeta”. Num discurso de pouco mais de sete minutos, a ativista de agora 12 anos, explicou porque escolheu este estilo de vida e de que forma se dedica a lutar pelos direitos dos animais e pelo direito das futuras gerações a um planeta menos carregado de problemas.
Com apenas 12 anos já foi distinguida com vários prémios
- Prémio Lisa Shapiro Youth Animal Activist of the Year de 2018
- Prémio Young Hero to Animals da PETA
- Animal Hero Kids' Sir Paul McCartney Young Veg Advocate
- Vegan Kid of the Year
Foi ainda reconhecida pela Social Compassion in Legislation pelo trabalho desenvolvido no Capitólio do Estado norte-americano da Califórnia. Foi por sua intervenção que a cidade de Long Beach adoptou as "meatless mondays" (segundas-feiras sem carne).
Conseguiu também que se tornasse obrigatório incluir uma opção vegan nas refeições fornecidas nos hospitais da cidade, como conta à SIC na reportagem que será emitida esta quarta-feira no Jornal da Noite.
Organização sem fins lucrativos Genesis For Animals
Fundou a organização sem fins lucrativos – Genesis For Animals – que angaria fundos para santuários de animais em todo o mundo. “Escolhi o nome Genesis For Animals porque o meu nome significa um novo começo e é nesse sentido que quero ajudar os animais, a dar-lhes um novo começo”. É assim que Butler começa por dar as boas-vindas aos que visitam o site da ONG.
Genesis Butler é muito ativa nas redes sociais. No Instagram por exemplo, mostra o seu dia-a-dia, as campanhas e iniciativas em que participa e dá também sugestões de receitas veganas.