O Governo alemão apoia as autoridades francesas face à "aterrorizante violência" nos protestos do movimento contestatário "coletes amarelos" no fim de semana, em Paris, anunciou hoje o porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel.
"A irrupção da violência e esta raiva destrutiva em Paris no último fim de semana é aterrorizante e nada tem em comum com manifestações pacíficas e democráticas", salientou Steffen Seibert em conferência de imprensa.
"O Governo federal está ao lado do Governo francês nos seus esforços para garantir a ordem pública", acrescentou a mesma fonte.
Mais de 100 pessoas foram detidas no sábado devido aos violentos distúrbios ocorridos durante os protestos dos "coletes amarelos" na capital francesa, indicou a polícia de Paris.
No 18.º fim de semana consecutivo de manifestações contra o Presidente Emmanuel Macron, várias lojas foram pilhadas e incendiadas no centro de Paris e os manifestantes confrontaram a polícia, que respondeu com gás lacrimogéneo e canhões de água.
A violência registada desde há quatro meses em França nos protestos dos "coletes amarelos", que causou significativos danos este sábado nos Campos Elísios, em Paris, forçou o Governo francês a rever a estratégia de segurança, criticada pela oposição.
O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, convocou no domingo uma reunião de crise com os ministros do Interior, Christophe Castaner, e da Justiça, Nicole Belloubet, para analisar a situação e evitar incidentes como os que ocorreram na manifestação no sábado.
Lusa
