Mundo

Revelada primeira imagem de sempre de um buraco negro

EVENT HORIZON TELESCOPE COLLABORATION / HANDOUT

Foi divulgada esta quarta-feira por cientistas a primeira imagem de um buraco negro.

Já passava das 14:00 quando cientistas revelaram em direto, durante seis conferências de imprensa em vários pontos do mundo, aquela que é a primeira imagem alguma vez conseguida de um buraco negro. Descrito como “o monstro”, está localizado numa galáxia distante, a M87.

A fotografia mostra uma sombra circular rodeada pelo que os especialistas apelidam de “anel de fogo”, uma luz causada pelo gás que é sugado para o buraco, mais brilhante do que a de todas as estrelas da galáxia combinadas, razão pela qual pode ser observada apesar da distância.

No seu centro está o buraco negro, um objeto com um campo magnético de tal forma poderoso que nem a luz lhe escapa. À BBC, o professor Heino Falcke da Universidade Radboud, na Holanda, explica a sua dimensão.

“O que vemos é maior do que o nosso Sistema Solar inteiro (…) Tem uma massa de 6,5 mil milhões de vezes superior à do Sol. É um dos buracos negros mais pesados que achamos existir. É um monstro absoluto, o campeão dos buracos negros do Universo”.

Teoria da Relatividade Geral está “provada”

A imagem revelada esta quarta-feira corresponde ao que Albert Einstein calculava ser o aspeto de um buraco negro. Desta forma, a Teoria da Relatividade Geral passou com distinção neste teste observacional.

Esta revelação irá agora permitir aos investigadores descobrirem mais informação sobre estes objetos misteriosos, e porventura encontrar resposta para o que acontece aos objetos sugados para o seu interior.

  • 0:43