Mundo

A foto que levou à demissão de apresentador da BBC após ilustrar bebé real com imagem de chimpazé

Yui Mok

Afastamento foi confirmado pelo próprio Danny Baker nas redes sociais

Foi esta publicação que terá motivado a demissão do apresentador da BBC, Danny Baker

Foi esta publicação que terá motivado a demissão do apresentador da BBC, Danny Baker

O próprio Danny Baker anunciou na rede Twitter que tinha sido despedido e um porta-voz da BBC confirmou, justificando com um "erro de julgamento que contraria os valores" que a BBC pretende representar.

A mensagem, entretanto removida, mostrava uma imagem de um chimpanzé levado pela mão por um casal bem vestido e acompanhada da legenda "O bebé real deixa o hospital".

Após ser acusado de racismo, Baker apagou a mensagem e pediu desculpas, alegando que não se tinha lembrado das conotações com as origens africanas de Megan Markle, mulher do príncipe Harry, que deu à luz na segunda-feira o primeiro filho do casal.

A polémica coincidiu com a primeira aparição pública na quarta-feira da criança, no castelo de Windsor, numa breve entrevista dos pais para a televisão, seguida por encontro privado para apresentar o bisneto à rainha Isabel II e ao marido, príncipe Filipe, e onde estava também a mãe de Megan, Doria Ragland.

O Palácio de Buckingham anunciou depois que o nome completo do bebé é Archie Harrison Mountbatten-Windsor, sem atribuir um título nobiliárquico.

O filho de Harry, de 34 anos, e de Meghan Markle, ex-atriz norte-americana de 37 anos, ocupará o sétimo lugar na ordem de sucessão ao trono britânico.

  • “Vamos a Jogo” acompanhou Luís Filipe Vieira no dia da reconquista
    15:21