Mundo

Putin convidou Trump para visita à Rússia, mas só em maio de 2020

Sputnik Photo Agency

Convite do Presidente da Rússia ao homólogo norte americano 2020 para as celebrações do 75.º aniversário da vitória sobre Hitler

Sputnik Photo Agency

"Convidámos o presidente norte-americano para nos visitar para o 75.º aniversário da Vitória" na Segunda Guerra Mundial "a 09 de maio do próximo ano", indicou o conselheiro do Kremlin Yuri Ushakov à televisão russa Rocia 24.

Donald Trump, que se encontrou com Vladimir Putin à margem da cimeira do G20 em Osaka, no Japão, reagiu de "modo muito positivo" ao convite, afirmou.

No início das suas discussões bilaterais, o presidente norte-americano louvou as "muito boas relações" com Putin, numa altura em que Washington e Moscovo enfrentam uma crise diplomática devido nomeadamente a divergências sobre a Síria e a Ucrânia, assim como a suspeitas de ingerência russa nas eleições dos Estados Unidos.

Os dois dirigentes não estavam juntos desde a primeira cimeira entre ambos em Helsínquia em julho de 2018, que suscitou controvérsia, com Trump a ser criticado nos Estados Unidos pela sua atitude em relação a Putin, considerada demasiado conciliatória.

O presidente russo também se encontrou com a primeira-ministra britânica, Theresa May, o primeiro destes encontros de alto nível em anos.

As relações entre a Rússia e o Reino Unido degradaram-se fortemente após o envenenamento com um agente neurotóxico do agente duplo Sergei Skripal e da sua filha em Inglaterra em março de 2018, do qual Londres acusou Moscovo, o que este nega. Sergei Skripal e a filha Yulia estiveram semanas em estado crítico, mas recuperaram.

A crise diplomática levou o Ocidente e a Rússia a expulsarem centenas de diplomatas.

May disse antes da cimeira que o Reino Unido iria pressionar no sentido de os dois agentes da secreta militar russa acusados de envolvimento no ataque serem julgados.

Com Lusa

  • Nunca houve tanta falta de medicamentos nas farmácias portuguesas
    2:16
  • Cepas da Serra
    10:16
  • "À descoberta com..." Inês Castel-Branco na Tailândia 
    3:14