Mundo

Milhares de manifestantes independentistas no bairro de Gràcia em Barcelona

Cerca de 100 pessoas foram detidas e 194 agentes ficaram feridos desde o início dos protestos.

Milhares de manifestantes independentistas no bairro de Gràcia em Barcelona
Albert Gea

Vários milhares de manifestantes independentistas estavam concentrados hoje ao fim da tarde no bairro de Gràcia, em Barcelona, impedindo o tráfego rodoviário em vários pontos daquela zona da cidade catalã.

A ação, convocada pelo Comité de Defesa da República (Comités de Defensa de la República - CDR), marca o quarto dia consecutivo de contestação em Barcelona, depois do Supremo Tribunal espanhol ter condenado, na segunda-feira, os principais dirigentes políticos catalães envolvidos na tentativa de independência da Catalunha a penas que vão até um máximo de 13 anos de prisão.

A polícia urbana de Barcelona está a informar que a circulação rodoviária para aquela zona está a ser desviada para outra área da cidade catalã.

Em outra zona da cidade, pouco mais de 100 pessoas estavam concentradas esta tarde na praça Artós, no bairro Sarrià, respondendo à convocação de grupos conotados com a extrema-direita espanhola.Estes manifestantes, munidos de bandeiras espanholas, gritavam, entre outras frases de ordem, "Sou espanhol, espanhol".

A cidade de Barcelona tornou-se, desde a noite de segunda-feira, cenário de confrontos entre polícias e manifestantes, que construíram barricadas, queimaram mobiliário urbano e pneus, fizeram fogueiras e atiraram pedras e petardos contra as autoridades.

Lusa