Mundo

"Impacto na cidade de Beirute vai ser absolutamente devastador"

Análise de Daniel Pinéu, comentador da SIC.

Várias explosões, uma das quais de grandes dimensões, abalaram esta terça-feira a capital do Líbano, Beirute. Pelo menos 78 pessoas morreram e cerca de 4.000 ficaram feridas, segundo o último balanço.

As autoridades libanesas atribuiem a origem da explosão a um armazém com 2.750 toneladas de nitrato de amónio em Beirute. Daniel Pinéu, comentador da SIC, relembrou que o maior ataque terrorista doméstico nos Estados Unidos que destruiu grande parte de um edifício federal e que matou muitas pessoas foi levado a cabo com três toneladas de nitrato de amónio.

Numa análise à atual situação do Líbano na Edição da Noite da SIC Notícias, falou ainda sobre a situação politico-social do país, que pode estar perto de um colapso económico, alavancado pelos níveis de corrupção, pela queda do valor da moeda e pela dívida externa.

Acompanhe o minuto a minuto

  • Beirute: "É uma cidade muito triste que acordou hoje, mas há fé"

    Mundo

    Duas explosões, uma das quais de grandes dimensões, abalaram na terça-feira a capital do Líbano, Beirute. O último balanço de vítimas dá conta de pelo menos 135 mortos e 5.000 feridos. As autoridades libanesas atribuem a origem da explosão a um armazém com 2.750 toneladas de nitrato de amónio, em Beirute. O Governo do país já declarou estado de emergência.