Mundo

Navalny recebe alta do hospital alemão onde esteve internado 32 dias

Médicos acreditam ser possível uma recuperação total.

Navalny recebe alta do hospital alemão onde esteve internado 32 dias
Instagram Alexei Navalny

Alexei Navalny recebeu na terça-feira alta do hospital alemão onde esteve internado 32 dias. O líder da oposição russa foi envenenado com o agente neurotóxico Novichok durante uma viagem à Sibéria.

“O estado de saúde do paciente melhorou o suficiente para receber alta”, escreveu o hospital alemão no Twitter, acrescentando que “os médicos acreditam que uma recuperação total é possível”.

Mas “as possíveis consequências a longo prazo de uma intoxicação grave só podem ser avaliadas durante o resto do tratamento”, alertaram.

Vestígios de Novichok encontrados numa garrafa vazia no quarto de hotel

Na semana passada, a equipa de Navalny revelou que foram encontrados vestígios do agente neurotóxico numa garrafa de água vazia encontrada no quarto de hotel onde esteve hospedado na cidade siberiana de Omsk.

A descoberta sugere que o envenenamento terá acontecido no quarto de hotel e não no aeroporto, como até agora era apontado.

Navalny foi hospitalizado a 20 de agosto depois de se ter sentido mal a bordo de um avião que o transportava para Moscovo, tendo sido mais tarde transferido para Berlim para receber tratamento.

A Alemanha defende que o opositor russo foi envenenado com Novichock, mas a Rússia diz ainda não ter encontrado provas que o corroborem. A equipa do russo acredita mesmo que as ordens vieram do Presidente Vladimir Putin.

Quem é Alexei Navalny

É conhecido pelos seus inquéritos anticorrupção dirigidos à elite política russa.

Veja também: