Mundo

Nobel da Física com menção a artigo português

Prémio distinguiu descobertas de 3 cientistas sobre buracos negros e base científica para a nomeação inclui um artigo escrito por portugueses.

José Sande Lemos e Carlos Herdeiro escreveram o artigo em 2018, para assinalar os 50 anos da criação do conceito de buraco negro. Na altura, não imaginavam que em 2020 seriam citados no texto sobre a base científica do prémio feito pelo Comité Nobel da Física.

Depois de o publicarem na revista "Gazeta de Física" com o título "Buraco negro 50 anos depois: génese do seu nome", acabaram por traduzi-lo para inglês. O alcance aumentou e chegou mesmo ao prémio da Real Academia das Ciências Sueca.

"Fundamentos teóricos dos buracos negros e do objeto compacto supermassivo no centro da galáxia" é o texto sobre a base científica do prémio, que foi entregue a Roger Penrose "pela descoberta de que a formação de buracos negros é uma predição robusta da teoria da relatividade geral" e a Reinhard Genzel e Andrea Ghez "pela descoberta de um objeto compacto supermassivo no centro da nossa galáxia".

Veja também:

  • "Quando estou com os avós sinto-me feliz"

    Desafios da Mente

    As investigações apontam que as crianças que têm avós envolvidos na prestação de cuidados podem ter melhores índices de saúde mental, como uma redução do risco de sintomas depressivos e de comportamentos desviantes, bem como melhor desenvolvimento cognitivo. Em Portugal, o Dia dos Avós celebra-se a 26 de julho. A data foi instituída pela Assembleia da República, em 2003.

    Mauro Paulino