Mundo

Surfista Matt Wilkinson escapa por pouco a ataque de tubarão

Wilkinson foi alertado por um drone que patrulhava a praia.

O surfista australiano Matt Wilkinson estava a surfar, perto de Ballina, em Nova Gales do Sul, na Austrália, quando um tubarão se aproximou dele sem que desse por isso.

O tubarão foi avistado através da imagem captada por um drone operado pela NSW Surf Life Saving, que fazia um voo de vigilância de rotina na praia.

O surfista, de 32 anos, foi alertado para a presença do tubarão através de um altifalante.

"Estava a surfar na praia de Sharpes, sozinho, quando ouvi um barulho na água, mas não vi nada à minha volta. E foi quando o drone desceu e me alertou para a presença de um tubarão", recorda Matt Wilkinson ao ABC. "Quando cheguei à praia os nadadores-salvadores mostram-me as imagens e foi aí que percebi a proximidade do tubarão. Parece que ia em direção à minha perna e mudou de ideias."

A praia onde foi avistado o tubarão foi evacuada e interditada por segurança. A NSW Surf Life Saving tem realizado voos de drone todos os dias durante as férias escolares em Ballina.

"Os drone são o futuro da vigilância aérea. Já provaram ser mais baratos e eficazes que os helicópteros", defende Steve Pearce, CEO da Surf Life Saving NSW.