Mundo

Donald Trump despede o secretário de Defesa Mark Esper

Carlos Barria

Diretor do Centro Nacional de Contraterrorismo escolhido como sucessor de Esper.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse, esta segunda-feira, que o secretário de Defesa Mark Esper foi "despedido" e que Christopher Miller, diretor do Centro Nacional de Contraterrorismo, será o novo secretário da Defesa.

"Tenho o prazer de anunciar que Christopher C. Miller, altamente respeitado Diretor do Centro Nacional de Contraterrorismo (confirmado por unanimidade pelo Senado), será o Secretário de Defesa com efeito imediato.", escreveu Trump.

Donald Trump descarta Mark Esper dois dias depois de o democrata Joe Biden ter sido declarado novo Presidente eleito dos Estados Unidos. Segundo a CNN, a relação cada vez mais tensa entre Mark Esper e Trump levou o secretário da Defesa a preparar uma carta de demissão, mas o Presidente decidiu despedi-lo antes.

Em junho, Esper não apoiou a decisão de enviar tropas para reprimir os protestos provocados pela morte do afroamericano George Floyd. A portura do secretário da Defesa terá caído mal na Casa Branca. De acordo com vários funcionários do governo, Trump e o conselheiro de segurança nacional Robert O'Brien achavam que Esper não estava inteiramente comprometido com a visão do presidente para os militares.

Mark Esper foi escolhido pelo Senado em julho de 2019 como secretário da Defesa. Foi substituir James Mattis que renunciou em dezembro de 2018 devido à decisão de Trump de retirar as tropas da Síria.

Mark Esper

Mark Esper

Yuri Gripas

Christopher C. Miller

Christopher C. Miller

Joshua Roberts

Joe Biden toma posse como 46.º Presidente dos Estados Unidos no dia 20 de janeiro de 2021. Donald Trump insiste que venceu as eleições norte-americanas e recusa-se a reagir, de forma oficial, à vitória do democrata. Até janeiro, espera-se que possam sair decisões controversas da Casa Branca.