Eleições nos EUA

Joe Biden quer "restaurar a alma da América"  

No primeiro discurso após a vitória das eleições, o Presidente eleito prometeu voltar a fazer dos Estados Unidos um país respeitado pelo mundo.

Joe Biden quer "restaurar a alma da América"  
JIM BOURG

O Presidente eleito dos Estados Unidos da América, Joe Biden, disse no sábado (madrugada de domingo em Lisboa) que é tempo de sarar, restaurar a "alma da América" e fazer com que o país volte a ser respeitado no mundo.

As declarações do democrata foram feitas no seu primeiro discurso após o anúncio da vitória nas eleições presidenciais.

Joe Biden prometeu ser o Presidente de todos os americanos, os que votaram nele e os que votaram contra, e pediu uma oportunidade aos apoiantes de Donald Trump:

"Compreendo a vossa desilusão esta noite. Eu também já perdi um par de vezes, mas agora vamos dar uma oportunidade uns aos outros".

"Procurei este cargo para restaurar a alma da América"

Durante o discurso, insistiu na ideia de não haver estados vermelhos os azuis, apenas estados unidos. Falou numa vitória "clara" e "convincente", e prometeu ser um Presidente "que procura não dividir, mas unir".

O Presidente eleito disse ainda que é tempo de "restaurar a alma da América" e tornar o país outra vez respeitado por todo mundo.

Loading...

"Este é um tempo para nos curarmos, na América"

O discurso da vitória de Joe Biden foi conciliador. Pediu a quem votou em Trump para que não pense mais em inimigos e disse que este é o tempo de sarar todas as feridas.

Loading...

As prioridades de Joe Biden


O presidente eleito apresentou uma lista de prioridades que passam pelo combate à covid-19 ou ao racismo e pela defesa da economia ou do clima.

Loading...

"Não me pouparei a quaisquer esforços ou compromissos para dar a volta a esta pandemia"


Joe Biden vai nomear já na próxima segunda-feira uma comissão consultiva de transição para lidar com a pandemia do novo coronavírus.

O Presidente eleito já escolheu um grupo de cientistas e especialistas para a comissão.

Loading...


Biden pede cooperação política

A cooperação entre democratas e republicanos foi uma das promessas deixadas por Joe Biden no discurso da vitória.

"O facto de os republicanos e os democratas recusarem trabalhar uns com os outros não é uma força misteriosa e incontrolável, é uma decisão, uma escolha que fazemos, e se podemos decidir não cooperar, também podemos decidir cooperar."

Loading...

"A América é um farol para o globo"

Joe Biden pediu à América que volte a dar o seu melhor, até porque os olhos do mundo estão virados para o que se passa na Casa Branca.

"Não lideraremos somente pelo exemplo do nosso poder, mas pelo poder do nosso exemplo"

Loading...

Joe Biden termina discurso com um apelo

Joe Biden terminou o discurso com uma referência aos avós e um apelo para espalharem a fé.

Loading...

Lágrimas e muita emoção na festa de Joe Biden

Joe Biden foi este sábado anunciado como vencedor das eleições presidenciais de 3 de novembro, segundo projeções dos 'media' norte-americanos.

Segundo as projeções, Biden totaliza 290 "grandes eleitores" do Colégio Eleitoral, derrotando o candidato republicano e atual Presidente Donald Trump.

A posse de Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos está marcada para 20 de janeiro de 2021.