O Presidente norte-americano Joe Biden irá encontrar-se com o seu homólogo chinês, Xi Jingping, durante o Fórum Económico Mundial, em Singapura, no mês de maio. A informação foi avançada pelo presidente da organização do evento, esta sexta-feira.
O encontro entre Biden e Xi já vinha a ser ansiado desde que o novo Presidente norte-americano começou a fazer contactos com os vários aliados dos Estados Unidos. O encontro acontece depois de, nos últimos quatro anos, a Administração Trump ter impulsionado uma crescente tensão entre os dois países. No entanto, Beijing tem demonstrado sinais de querer recuperar a relação económica entre os dois países.
Não será a primeira vez que Biden se encontra com o Presidente da China. Enquanto vice-presidente, em 2013, Biden visitou Beijing e reuniu com Xi Jingping, tendo o último encontro entre os dois ocorrido em 2015, quando o líder chinês retribuiu a visita aos Estados Unidos, durante a Administração Obama.
O Fórum Económico Mundial é realizado tradicionalmente na cidade de Davos, nos Alpes suíços, no entanto terá, este ano, Singapura como palco devido aos elevados números de contágios de covid-19 na Europa.
- EUA e UE vão "reparar e revitalizar" as relações após Trump
- Biden na luta contra as alterações climáticas
- Joe Biden arrasa numa semana legado de Trump
- EUA reiteram ao Japão compromisso na defesa de território disputado com a China
- Escolha de Biden para as Nações Unidas quer contrariar agenda chinesa
- Covid-19. China critica aviso dos EUA sobre missão da OMS em Wuhan
- China avisa: "Os que brincam com o fogo acabam por se queimar e independência de Taiwan significa guerra"