Mundo

Xenofobia e discriminação. Internautas reagem às críticas de colunista francês sobre Portugal 

Exigem pedido de desculpas da RTLFrance.

Um radialista e colunista francês criticou duramente Portugal e os portugueses durante um programa de rádio da emissora francesa RTL e as reações não demoraram a surgir nas redes sociais.

Após umas férias em Portugal, Philippe Caverivière revelou que ficou "agradavelmente desiludido" e falou sobre o confinamento.

"Confinamento às 13:00. Quando se levanta às 12:30, os dias são curtos (…) e não é uma brincadeira, no fim de semana, fecha tudo às 13h em Portugal. Então o que há a saber é que há uma pequena diferença horária com Portugal, é menos uma hora no relógio e na roupa da população é menos 12 anos, então no máximo os portugueses vestem-se como se estivessem em 2008 e os rapazes colocam gel no cabelo com efeito 'cimento' porque eles são portugueses. O resultado é que são todos penteados como Jonathan Daval (um criminoso francês) ", afirmou.

Cristiano Ronaldo também foi alvo das críticas do colunista.

"Ele é um bom exemplo do mau gosto português porque (Cristiano) Ronaldo, o gajo é bilionário, já viu como ele se veste? Ele veste-se de forma dispendiosa, mas mal (…) Na verdade, todos os jovens portugueses usam óculos dourados e levam tatuagens 'Only God Can Judge Me' (apenas Deus me pode julgar) e t-shirts demasiadamente apertadas. É estranho que um país inteiro queira parecer com os concorrentes de reality show, é como se houvesse uma criação de gado…", disse.

As declarações de Philippe Caverivière receberam inúmeras críticas nas redes sociais, em especial no Twitter, onde os internautas falaram em xenofobia, discriminação, mentiras e difamação.

"Uma crónica que não deve ser tomada de ânimo leve", escreveu uma internauta. "RTLFrance nós merecemos mais do que isto", disse outro. E houve quem exigisse um pedido de desculpas da RTL pelas declarações polémicas.