O Príncipe William, filho da princesa Diana, já reagiu à conclusão do inquérito que revelou que que um jornalista da BBC enganou a princesa Diana para obter entrevista. O membro da família real britânica diz-se profundamente triste e acusa a televisão de se ter aproveitado das fragilidades da mãe.
Inquérito conclui que jornalista da BBC enganou princesa Diana para obter entrevista
Um jornalista da BBC teve um "comportamento desonesto" para garantir uma entrevista com a princesa Diana em 1995, numa "violação grave" das normas da emissora britânica, concluiu esta quinta-feira um inquérito interno.
O juiz aposentado John Dyson, que a BBC encarregou em novembro para liderar a investigação, disse que a estação pública "ficou aquém dos elevados padrões de integridade e transparência" esperados.
O inquérito pretendeu esclarecer as acusações feitas pelo irmão de Diana, Charles Spencer, de que o jornalista Martin Bashir usou documentos falsos e outras manobras para persuadir Diana a aceitar dar a entrevista.
Spencer alegou que Bashir mostrou extratos bancários falsos relacionados ao ex-secretário particular da irmã e de outro ex-membro da família real com o objetivo de obter acesso à princesa.
A entrevista, na qual Diana disse que "éramos três neste casamento" (referindo-se ao relacionamento do príncipe Carlos com Camilla Parker-Bowles) foi vista por milhões de telespetadores e abalou a monarquia.
Veja também: