Os talibãs já tomaram o controlo da segunda maior cidade do Afeganistão e estão cada vez mais perto da capital, Cabul. Em apenas uma semana, já controlam 15 cidades afegãs. Nos últimos dias, entraram em Lashkar Gah, a capital regional da maior província do país.
O grupo radical islâmico já avançou também para Herat e Kandahar, as duas maiores cidades do país depois da capital, Cabul. Em Kandahar, para onde milhares de pessoas estavam a fugir há uma semana, os talibãs começaram por atacar a prisão.
O aeroporto, ainda é, no entanto, controlado pelas forças do Governo. Foi, nos últimos 20 anos, uma das principais bases militares das tropas norte-americanas que agora começam a abandonar o Afeganistão.
Caso venha a subir ao poder, o grupo radical islâmico não será reconhecido como Governo pelas Nações Unidas. Os países membros preparam-se para emitir uma declaração a condenar a ofensiva.
Entretanto, os Estados Unidos e o Reino Unido já anunciaram que vão enviar militares para o Afeganistão para ajudar a retirar do país os funcionários das embaixadas, os cidadãos nacionais e todos aqueles que tenham ajudado na luta contra o grupo radical.
Veja também: