O alarme na Estação Espacial Internacional foi ativado devido a fumo e a cheiro a plástico queimado, avançou a agência russa Roscosmos. Aconteceu no módulo russo Zvezda.
O detetor de fumo e o alarme foram acionados no módulo Zvezda, que serve para alojamento, quando as baterias da estação estavam a ser carregadas durante a noite.
A agência de notícias RIA, que cita a NASA, relatou que o russo Oleg Novitsky viu o fumo e que o astronauta francês Thomas Pesquets alertou para o cheiro a plástico queimado no departamento russo, que se espalhava para o dos Estados Unidos.
Os sistemas voltaram mais tarde ao normal.
O oficial russo Vladimir Solovyov tinha alertado, no início de setembro, para um hardware desatualizado, rachas e falhas nos sistemas da Estação Espacial Internacional, diz a BBC.
A NASA adiantou, no Twitter, que as operações planeadas para esta quinta-feira vão acontecer. Dois russos vão trabalhar no módulo de Nauka.
Estação Espacial Internacional
A Estação Espacial Internacional foi construída em 1998, num projeto conjunto entre a Rússia, Estados Unidos, Canadá, Japão e vários países europeus. Foi projetada para durar 15 anos.
Em abril, o vice-primeiro-ministro russo, Yuri Borisov, disse que o envelhecimento do metal na estação podia ter "consequências irreversíveis". A Rússia já disse que quer construir a sua própria estação espacial até 2030.
Neste momento, há sete astronautas a bordo: dois da Rússia, três dos Estados Unidos, um de França e um do Japão.