O deserto florido é raro, acontece a cada cinco ou sete anos e está quase sempre associado ao fenómeno "El Niño".
Mas um projeto do ministério da Agricultura pretende a produção de flores todos os anos, durante os meses de agosto e setembro.
“Vamos instalar um projeto de irrigação em diferentes áreas da região do Deserto do Atacama”, disse o delegado presidencial da Região do Atacama, Patricio Urquieta, na segunda-feira. "Vamos escolher lugares com o acesso mais fácil para as pessoas."
O projeto de irrigação em diferentes áreas da região turística do Atacama fará com que a primavera se torne um acontecimento regular. Os locais de aplicação da iniciativa serão escolhidos também em função da melhor acessibilidade para os visitantes.
Há contudo ambientalistas e alguns habitantes locais que acreditam que haverá repercussões negativas. Também o Governador do Atacama discorda da ideia de intervir artificialmente neste território e aguarda provas científicas para a realização do projeto.
“Não concordamos com essa ideia. Vamos ver qual é a base científica para intervir artificialmente num fenómeno natural como o desabrochar do deserto”, disse Miguel Vargas.