Mundo

Vulcão em La Palma: autoridades recorrem a drones para tentar salvar três cães encurralados

Os animais, que estão nesta situação há duas semanas, têm sido alimentados por um drone de pequenas dimensões.

Loading...

Três cães ficaram encurralados há duas semanas após a erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma. Rodeados por cinzas e lava, os animais vão ser agora resgatados, após a autorização do Governo espanhol.

O resgate dos cães já está planeado e será realizado pela empresa Aerocamaras, um operador de drones autorizado pela Agência Estatal de Segurança Aérea (AESA).

A empresa tem recorrido a um drone de pequenas dimensões para levar comida e água aos cães, de modo a habituá-los à presença e ao ruído dos aparelhos para facilitar o resgate.

Neste momento, a Aerocamaras está no terreno desde segunda-feira, a estudar a melhor forma de resgatar os cães,"algo que nunca foi feito no mundo. Mas a alternativa a isso é deixar que morram", disse Jaime Pereira, da empresa.

Para a operação, a empresa adaptou um aparelho de dois metros e meio de diâmetro, capaz de suportar 24 quilos e que antes tinha sido desenvolvido para transportar mercadorias até aos navios que cruzam o Estreito de Gibraltar.

O vulcão Cumbre Vieja está ativo há um mês e já destruiu 2.000 habitações, assim como mais de 740 hectares de terrenos agrícolas. O prejuízo estimada é de 200 milhões de euros.

VEJA TAMBÉM: