A estátua de um gorila foi colocada na terça-feira em frente à sede do Facebook, na Califórnia, nos Estados Unidos da América, numa manifestação que serviu também para angariar fundos e ajudar as instituições locais.
A instalação, com mais de 2 metros de altura, estava acompanhada de 10 mil bananas, que serão entregues a instituições locais.
Em causa está a estátua de bronze de Harambe, o gorila que foi morto no Jardim Zoológico de Cincinnati, em 2016, e que, recentemente, tinha sido vista em Wall Street, em Nova Iorque.
De acordo com a CNN, a estátua pertence à Sapien Tribe, uma organização que se descreve como “a primeira nação digital soberana dedicada a colocar as necessidades e o bem-estar dos seres humanos e do planeta em primeiro lugar”.
Através do Twitter, a organização explica que a estátua foi colocada naquele sítio num esforço “para mostrar que as estruturas de poder dominantes criadas por instituições financeiras, como Wall Street, e impérios tecnológicos, como o Facebook, perderam completamente o contacto com as necessidades das pessoas comuns”.
O evento organizado pela Sapien Tribe teve ainda como objetivo angariar fundos para instituições que apoiam sem-abrigos e bancos alimentares, na região de Menlo Park.
Depois de Nova Iorque e Califórnia, a Sapien Tribe adianta que a estátua vai aparecer noutras localizações dos Estados Unidos da América.