Uma caravana de migrantes que está a percorrer o México desde 23 de outubro em direção à fronteira com os Estados Unidos, envolveu-se em confrontos com a Guarda Nacional mexicana. Pelo menos dois guardas ficaram feridos.
Os confrontos que envolveram a Guarda Nacional mexicana aconteceram menos de uma semana depois de um outro incidente ter provocado a morte de um dos migrantes da caravana que há duas semanas percorre o sul do México.
Os guardas, que têm seguido de perto todos os passos do grupo, foram atingidos por uma chuva de pedras depois de terem tentado deter alguns dos elementos da caravana. Pelo menos dois guardas ficaram feridos com alguma gravidade.
A caravana arrancou a pé no dia 23 de outubro de uma cidade mexicana junto à fronteira com a Guatemala. Desde então, os cerca de três mil migrantes - a maior parte de países da América central - percorreu pouco mais de 150 quilómetros por caminhos cheios de dificuldades.
A esmagadora maioria tenta chegar aos Estados Unidos e deixar para trás histórias de pobreza ou de violência. Muitos serão obrigados a voltar para trás.