Mundo

Devastação provocada pelos tornados nos EUA não tem precedentes

Há dezenas de mortos e desaparecidos.

Loading...

Os tornados e as tempestades fortes que atingiram o centro-oeste e o Sul dos Estados Unidos provocaram dezenas de mortos. O Kentucky, onde mais de 70 pessoas morreram, foi o estado mais atingido.

A devastação provocada pelos tornados que atingiram o estado do Kentucky durante a noite e a madrugada de sexta para sábado não tem precedentes. Dezenas de pessoas continuam desaparecidas entre os escombros.

As rajadas de vento de quase 300 quilómetros por hora deixaram marcas em centenas de localidades de cinco estados, mas Mayfield, no Kentucky, ficou irreconhecível.

Entre as vítimas mortais estão dezenas de trabalhadores de uma fábrica de velas que em poucos minutos foi varrida do mapa.

Teme-se que o balanço final de mortes possa ultrapassar a centena.

Ainda antes da meia-noite, o governador daquele estado norte-americano mobilizava a guarda nacional e declarava o estado de emergência.

Os tornados deixaram mais de 200 mil pessoas sem abastecimento de energia nos cinco estados atingidos.

O presidente Joe Biden mostrou-se chocado com a dimensão das perdas de mais esta catástrofe natural e prometeu apoios do Governo federal para reconstruir casas e vidas, mas o balanço final dos estragos está ainda longe de concluído.

Saiba mais: