Mundo

Brasil extradita criminoso procurado há mais de 20 anos em Itália

Rocco Morabito está envolvido em atividades ilícitas ligadas ao tráfico de drogas desde os anos 1990.

Brasil extradita criminoso procurado há mais de 20 anos em Itália
EVARISTO SA

A Polícia Federal brasileira realizou esta quarta-feira a extradição do italiano Rocco Morabito, detido em maio do ano passado numa ação de cooperação policial internacional entre Brasil e Itália.

Num comunicado, as autoridades brasileiras frisaram que o preso extraditado é um conhecido criminoso italiano envolvido em atividades ilícitas ligadas ao tráfico de drogas desde os anos 1990, tendo sido condenado no seu país a 30 anos de prisão.

"Investigações mais recentes da PF [Polícia Federal] indicam a ligação dele com a organização criminosa Ndrangheta, uma das maiores e mais poderosas do mundo", informaram as autoridades brasileiras.

"A prisão de fugitivos ligados a essa máfia é um objetivo central do projeto Interpol Cooperation Against Ndrangheta (I-CAN), que já ajudou a prender mais de 25 fugitivos em todo o mundo desde o seu lançamento em 2020", acrescentou-se no comunicado.

O pedido de extradição de Morabito foi feito pelo Governo italiano e autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tribunal máximo do Brasil. No pedido de extradição, as autoridades de Itália alegaram que Morabito deverá cumprir penas relativas a quatro condenações criminais por tráfico internacional de drogas e envolvimento com organização criminosa, ocorridos em Milão.