Mundo

Várias aldeias evacuadas em Gironde devido a incêndios em França

Dia mais quente do ano em França previsto para 18 de julho.

Loading...

Tal como em Portugal, a onda de calor está a afetar vários países europeus. Os incêndios florestais atingem praticamente todo o sul da Europa, com particular severidade na região francesa de Bordéus.

Em Gironde, a sul de Bordéus, milhares de bombeiros tentam controlar o avanço das chamas, antes da tão temida subida das temperaturas prevista para os próximos dias.

A par das aldeias evacuadas, nas últimas horas mais 6 mil campistas foram retirados de parques na região.

Em Espanha, Galiza e Andaluzia estão sob alerta vermelho.

Na praia de Torremolinos, em Málaga, os turistas a banhos tiveram um vislumbre do incêndio de Mijas a mais de 20 quilómetros

A região de Salamanca é a mais fustigada pelos fogos florestais. Um incêndio que deflagrou na terça-feira ficou descontrolado esta quinta-feira e obrigou à evacuação de várias aldeias e de um acampamento de verão, onde 49 crianças passavam as férias.

A Grécia tenta a todo o custo evitar o alastramento das chamas. Mais de 200 bombeiros de vários países europeus colaboram com os gregos no combate aos fogos.

Um helicóptero que tentava apagar um incêndio na ilha de Samos despenhou-se no mar. Dois dos tripulantes, moldavos, foram resgatados com vida, os outros 2 morreram.

Consequência da onda de calor na bacia do mediterrâneo, também a Turquia e a Croácia debatem-se com incêndios que ameaçam florestas e zonas habitadas.