Ondas gigantes na costa sul do Havai atingiram casas, inundaram estradas e quase destruíram um casamento no fim de semana. As equipas de socorro tiveram de acorrer a várias ocorrências e a pelo menos 1.960 resgates só na ilha de Oahu no sábado e no domingo.
Autoridades de Honolulu relataram uma lesão grave quando um surfista sofreu uma laceração na parte de trás da cabeça.
As grandes ondas - algumas com mais de seis metros de altura - surgiram de uma combinação de uma forte ondulação de sul que atingiu o pico no sábado à noite, a maré alta e o aumento do nível do mar associado às alterações climáticas, informou o Serviço Nacional de Meteorologia na segunda-feira.
No sábado à noite, um casamento em Kailua-Kona foi invadido por uma série de ondas gigantes que inundaram o evento e derrubaram mesas e cadeiras atingindo os convidados.
Uma das convidadas filmou o momento em que as ondas entraram pelo casamento dentro, cinco minutos antes do início da cerimónia.
"Eram enormes. Eu estava a filmar quando as ondas galgaram uma parede e destruíram completamente todas as mesas e cadeiras", contou Sara Ackerman.
Conseguiram então arrumar tudo e prosseguir com a cerimónia.
“Não foi uma situação em que estávamos em perigo de vida. Fizemos a cerimónia e foi lindo", afirmou. “O oceano estava mesmo selvagem e foi ótimo para as fotos.”
Chris Brenchley, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia em Honolulu, disse que vários fatores se juntaram para criar ondas tão grandes.
“Ondas com mais de 3,66 ou 4,57 metros são extremamente grandes e realmente raras. Foi a maior que vi em décadas", disse, explicando que o swell foi produzido no Pacífico Sul, onde atualmente é inverno.
Embora eventos singulares como este sejam difíceis de atribuir diretamente às alterações climáticas, Brenchley disse que o aquecimento do planeta está a contribuir para este tipo de fenómenos.
“O impacto mais direto das alterações climáticas é o aumento do nível do mar. Sempre que se adiciona pequenas quantidades de água, o nível do mar aumenta mais um pouco. E agora esses impactos serão exacerbados sempre que tivermos uma grande tempestade ou uma maré mais alta”.
A maioria dos grandes swells de verão que vêm do sul não são maiores do que 3 metros.
“Tivemos algumas ondas que chegaram aos seis metros, um máximo histórico”, disse Brenchley.
A costa norte do Havai, onde surfistas profissionais costumam competir, geralmente tem ondas muito maiores do que outras partes das ilhas. O swell predominante atinge o litoral norte no inverno e o litoral sul no verão.