Vários meios de comunicação social de Taiwan informaram esta segunda-feira, que a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA irá visitar Taiwan já amanhã e passar a noite em Taipé. A notícia sobre Nancy Pelosi a Taiwan está a ser divulgada pelo Wall Street Journal, que adianta um possível encontro com oficias políticos de Taiwan. Contudo, esta informação ainda não foi confirmada.
Um dos jornais, Liberty Times (um dos jornais do partido pró-Taiwan) , disse que Pelosi tem planeado uma visita ao Parlamento de Taiwan na quarta-feira de manhã, antes de prosseguir com a viagem à Ásia.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan não comentou os planos de viagem de Pelosi.
A confirmar-se, a visita de Pelosi a Taiwan será a primeira de um presidente da câmara dos representantes dos EUA desde 1997, quando o republicano Newt Gingrich foi àquela ilha.
A viagem da presidente Pelosi aumentaria o risco de um confronto militar dado que a China olha para Taiwan como território chinês.
CHINA DIZ QUE EXÉRCITO "JAMAIS FICARÁ DE BRAÇOS CRUZADOS"
O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Zhao Lijian, reforça que a visita de Pelosi a Taiwan "comprometeria gravemente a soberania chinesa e a integridade territorial, atropelando o princípio de uma China (...) prejudicando as relações entre a China e os EUA", admite.
Pequim opõe-se a todos os contactos oficiais entre Taipé e Washington e ameaça rotineiramente represálias, tal como o cenário de 1995, quando a China lançou mísseis em águas próximas de Taiwan em resposta a uma visita aos EUA do então Presidente taiwanês, Lee Teng-hui.
PELOSI INICIOU VIAGEM À ÁSIA COM SINGAPURA COMO PRIMEIRA PARAGEM
A líder do Congresso norte-americano iniciou esta segunda-feira uma visita ao continente asiático, sem mencionar Taiwan. Oficialmente, visita Singapura, Malásia, Coreia do Sul e Japão.