Mundo

Proibição do aborto nos EUA: "Não fazem ideia do poder que têm as mulheres americanas"

O Presidente norte-americano aprovou um novo decreto para proteger o direito ao aborto.

Proibição do aborto nos EUA: "Não fazem ideia do poder que têm as mulheres americanas"
Win McNamee

Joe Biden assinou um novo decreto para proteger o direito ao aborto. O documento vai facilitar o uso de verbas para financiar as viagens de pacientes para os estados onde a interrupção voluntária da gravidez é permitida.

“Ordem executiva: garantir que os prestadores de cuidados de saúde cumprem a lei federal, de modo a que as mulheres não enfrentem atrasos ou lhes sejam recusados cuidados médicos necessários”, anunciou o Presidente norte-americano.

Loading...

Biden explica que esta novo decreto “acumula” com o que foi assinada no mês passado, onde estava incluída a criação de uma equipa de trabalho. O Chefe de Estado considera que estas medidas irão ajudar “a salvaguardar o acesso a cuidados de saúde, incluindo o direito de escolha e a contraceção”, assim como “promover a segurança e a proteção das clínicas, dos doentes e dos prestadores de serviços”.

O Presidente dos Estados Unidos disse ainda que os opositores à lei desconhecem o poder das mulheres norte-americanas.

“Acho que o tribunal não tem qualquer noção, nem o Partido Republicano para decidir a que ritmo avançar com a sua agenda extrema e como as mulheres vão reagir. Não fazem ideia do poder que têm as mulheres americanas."