Mundo

Qual o som de um buraco negro?

Qual o som de um buraco negro?
NASA
NASA partilhou vídeo nas redes sociais com o som captado num buraco negro, a mais de 240 milhões de anos luz da Terra.

Sabia que os buracos negros têm som? A agência espacial norte-americana (NASA) partilhou nas redes sociais um vídeo, de cerca de 30 segundos, onde se pode ouvir as ondas sonoras captadas perto de um buraco negro. A publicação tornou-se viral.

As ondas sonoras foram captadas há perto de 20 anos, junto a um buraco negro que existe no centro do aglomerado de galáxias Perseus, a mais de 240 milhões de anos-luz da Terra. Com este vídeo, a NASA pretende também acabar com o “equívoco” de que não existe som no espaço:

O equívoco de que não há som no espaço surge porque a maior parte do espaço é um vácuo, não fornecendo nenhuma forma para as ondas sonoras viajarem. Um aglomerado de galáxias tem tanto gás que captamos o som real”, pode ler-se na publicação.

A NASA explica ainda que o aglomerado de galáxias “tem grandes quantidades de gás que envolvem as centenas ou mesmo milhares de galáxias dentro dele, fornecendo um meio para as ondas sonoras viajarem”, cita o The Washington Post.

Este som foi divulgado pela primeira vez em maio deste ano, depois das ondas sonoras terem sido “extraídas e tornadas audível”. O vídeo de 34 segundos foi intitulado pela NASA como “Remix do Buraco Negro”.

Últimas Notícias