Mundo

As três prioridades da nova primeira-ministra do Reino Unido

Loading...
Liz Truss é a terceira mulher a chegar ao cargo em 70 anos de reinado de Isabel II.

Liz Truss fez o primeiro discurso como líder do Governo britânico e Boris Johnson fez o último antes de entregar oficialmente a demissão a Isabel II.

Em 70 anos de reinado, pelas mãos de Isabel II passaram oficialmente 15 políticos a caminho da liderança do governo britânico. Liz Truss é a terceira mulher.

Contra quase todas as expectativas, foi a escolhida pelo Partido Conservador para liderar o Governo numa conjuntura particularmente desfavorável. No primeiro discurso, a nova primeira-ministra definiu três prioridades: a economia, a energia e a saúde.

A conservadora que entrou na política pela porta dos Liberais Democratas, sucede a Boris Johnson que, horas antes, no mesmo cenário, prometeu apoiar o novo Governo, quando muitos antecipam um regresso à política num futuro não muito longínquo.

Além de prometer ajudar o Reino Unido a ultrapassar tempos invulgarmente difíceis, a nova primeira-ministra promete conduzir o Partido Conservador a uma nova vitória eleitoral nas eleições gerais de 2024.

Últimas Notícias