Mundo

Angela Merkel recebe prémio da ONU pela proteção de refugiados do conflito na Síria

Ex-chanceler alemã recebe Prémio Nansen do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)

Angela Merkel recebe prémio da ONU pela proteção de refugiados do conflito na Síria
Markus Schreiber / AP

A ex-chanceler alemã Angela Merkel ganhou o prémio Nansen do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) por proteger milhares de refugiados no auge da crise na Síria, anunciou hoje a organização.

“Ao ajudar mais de um milhão de refugiados a sobreviver e reconstruir as suas vidas, Angela Merkel demonstrou grande coragem moral e política”, justificou o alto-comissário da agência da ONU para os refugiados, Filippo Grandi, em comunicado hoje divulgado.

Sob a liderança da ex-chanceler, que esteve à frente do país entre 2005 e 2021, a Alemanha recebeu mais de 1,2 milhões de refugiados e requerentes de asilo, sobretudo nos anos 2015 e 2016, quando o conflito na Síria estava no seu auge e a Europa viveu uma das maiores crises de imigração de sempre.

O prémio, atribuído anualmente, foi batizado em homenagem ao explorador, cientista, diplomata e humanitário norueguês Fridtjof Nansen e é concedido a uma pessoa, grupo ou organização que tenha ido além do seu dever na proteção de refugiados, deslocados internos ou apátridas.


Angela Merkel recebeu em agosto o Prémio da Paz da UNESCO igualmente pelo acolhimento de refugiados.