O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse, esta terça-feira, que o deslizamento de terras no norte do país já provocou mais de 100 mortes.
Maduro visitou a região, esta terça-feira, três dias depois das chuvas torrenciais que provocaram o deslizamento de terras em Las Tejerías.
As autoridades venezuelanas dizem que há mais de 50 pessoas desaparecidas e as equipas de resgate dizem que é pouco provável que se encontre sobreviventes.
Para além das mais de 100 mortes e 50 desaparecidos há centenas de desalojados.
No domingo, fontes consulares disseram à Lusa que dois portugueses, um homem e uma mulher, morreram em Las Tejerías, devido às chuvas torrenciais que afetaram o estado venezuelano de Arágua.
O cônsul honorário de Portugal em Los Teques, Pedro Gonçalves, especificou que dois comerciantes portugueses foram arrastados pelas torrentes de água e de lama.
Por outro lado, explicou que enquanto chovia “os criminosos aproveitaram que a água ia entrando nos imóveis, para roubar. O rio arrastou uma loja de venda de pneus de um português, e há informação de que várias lojas de portugueses foram afetadas, entre elas, um talho, uma padaria, lojas de ferragens e de perfumaria”, indicou.
O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, apresentou condolências às famílias e aos amigos dos dois portugueses.
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, partiu, esta terça-feira, para a Venezuela para acompanhar a situação da comunidade portuguesa no país.