Mundo

Reino Unido: Jeremy Hunt mantém-se como ministro das Finanças

Reino Unido: Jeremy Hunt mantém-se como ministro das Finanças
Alberto Pezzali/AP

Foi nomeado por Liz Truss mas vai manter-se no cargo.

Foi nomeado pela ex-primeira-ministra britânica Liz Truss mas, e ao contrário dela, vai continuar no elenco governativo. Rishi Sunak assumiu esta terça-feira funções e, poucas horas depois, o seu Governo anunciou que Jeremy Hunt vai manter-se como ministro das Finanças.

Jeremy Hunt foi nomeado, em meados de outubro, para acalmar a turbulência financeira causada pelo programa económico da anterior chefe do Governo, Liz Truss.

Político experiente com experiência à frente das pastas da Saúde e Negócios Estrangeiros, Hunt, de 55 anos, cancelou poucos dias após entrar em funções quase todos os cortes fiscais que tinham sido anunciados pelo governo Truss.

O ministro recuou também na promessa de não serem feitos cortes na despesa pública e antecipou "muitas decisões difíceis" para poupar milhares de milhões de libras, fazendo surgir receios de um regresso a políticas de austeridade.

Um plano fiscal a médio prazo está agendado para ser apresentado por Hunt no parlamento a 31 de outubro.

Hunt foi candidato vencido em 2019 e 2022 na corrida para suceder a Theresa May e Boris Johnson na liderança do Partido Conservador e primeiro-ministro, mas decidiu não concorrer a esta última eleição a favor de Rishi Sunak.

O novo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, prometeu hoje corrigir os "erros cometidos" por Liz Truss, colocando a "estabilidade económica" no centro de um governo que quer liderar com "integridade, profissionalismo e responsabilidade".

Últimas Notícias