Mundo

Novo Governo britânico é bem recebido nos mercados financeiros

Novo Governo britânico é bem recebido nos mercados financeiros
HANNAH MCKAY

Rishi Sunak é o terceiro primeiro-ministro do Reino Unido em sete semanas.

A mudança no Governo britânico está a ser bem recebida nos mercados financeiros, com os juros da dívida a 10 anos a cair.

Esta manhã, atingiram o nível mais baixo desde o início do mês de outubro.

Quanto à libra, está a valorizar ligeiramente, depois de ter atingido um mínimo histórico a reboque do pacote orçamental anunciado por Liz Truss no início do curto mandato.

Os analistas estão agora mais otimistas, ainda que cautelosos. Lembram que Rishi Sunak tem grandes desafios pela frente e aguardam detalhes sobre as medidas do novo executivo.

Um novo orçamento deverá ser apresentado na próxima semana.

Rishi Sunak indigitado primeiro-ministro: o terceiro chefe de Governo em sete semanas

O novo líder do Partido Conservador, Rishi Sunak, foi esta terça-feira indigitado primeiro-ministro britânico pelo Rei Carlos III, após a demissão Liz Truss.

A primeira-ministra demissionária presidiu a uma reunião do Conselho de Ministros, seguida por uma declaração de despedida à porta da residência oficial, em Downing Street.

Loading...

Truss foi recebida depois pelo Rei Carlos III no Palácio de Buckingham, onde formalizou a demissão de primeira-ministra. O monarca recebeu então o sucessor, Rishi Sunak, que indigitou primeiro-ministro.

Segue-se a formação do novo Executivo, devendo os principais nomes ser anunciados ainda esta terça-feira. Sunak elegeu como prioridade unir o partido, pelo que estará sob pressão para escolher representantes das diferentes correntes dos 'tories'.

As atenções vão estar centradas sobretudo em Jeremy Hunt e se este vai permanecer como ministro das Finanças, tendo em conta o papel importante que teve em acalmar os mercados financeiros nos últimos dias.

Outra curiosidade será o destino de Penny Mordaunt, a única adversária declarada de Sunak nesta eleição que acabou por não reunir apoios suficientes.

Mordaunt já foi ministra da Defesa e ocupa atualmente a posição de líder da Câmara dos Comuns, um cargo no governo equivalente a ministra dos Assuntos Parlamentares.

Últimas Notícias
Mais Vistos