Edifícios destruídos, vítimas entre os escombros, mortos, feridos e uma região devastada. É esta a realidade em Cianjur, na Indonésia. Esta segunda-feira, foi registado um sismo de 5,6 na escala de Richter no oeste da ilha de Java. Pelo menos 162 pessoas morreram, mas o número de vítimas deverá continuar a aumentar.
Nas imagens das agências internacionais, é possível observar-se feridos - de todas as idades, incluindo crianças - a receber tratamento médico, outros a serem transportados em macas ou a soro em "hospitais" provisórios, na rua.
Há também edifícios destruídos ou danificados, deslizamentos de terra, estradas fechadas e cortes de energia.
As autoridades estão a tentar resgatar pessoas dos escombros, o que significa que o número de vítimas deverá aumentar nas próximas horas.
O balanço anterior das autoridades apontava para 56 mortos, número que aumentou, entretanto, para mais de 160, informaram as autoridades. Há ainda cerca de 700 pessoas feridas.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo foi localizado na região de Cianjur, na província de Java Ocidental, a uma profundidade de 10 quilómetros.
Após o terramoto inicial, a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica (BMKG) registou 25 abalos secundários em apenas duas horas.