Mundo

Sismo de 5.6 registado na província de Java, na Indonésia

Sismo de 5.6 registado na província de Java, na Indonésia
STRINGER

Há registo de danos elevados em casas e infraestruturas.

Um terramoto de magnitude 5.6 na escala de Richter foi registado esta segunda-feira em Cianjur, na província de Java Ocidental, na Indonésia, indica o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Loading...

De acordo com a agência Reuters, que cita o governador da região Ridwan Kamil, o último balanço de vítimas mortais do sismo é de 56 mortos, mais dez do que o anteriormente divulgado pela AP, que dava ainda conta de 700 feridos. O tremor de terra causou também danos significativos em casas e infraestruturas.

Numa primeira reação, o Governo local dava conta de um número inferior de vítimas, que entretanto tem sido atualizado.

"De acordo com as informações que tenho no momento, quase 20 pessoas morreram e pelo menos 300 estão a receber tratamento. A maioria sofreu fraturas depois de ter ficado presa nos escombros de prédios", disse Herman Suherman, chefe da administração municipal de Cianjur, ao canal de televisão Metro TV.

A província de Java Ocidental, com quase 50 milhões de habitantes, é a mais populosa da Indonésia.


O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), que acompanha a atividade sísmica em todo o mundo, registou o terramoto às 13:21 (06:21 em Lisboa) e localizou o epicentro a 16,7 quilómetros da cidade de Cianjur, que tem uma população de cerca de 170.000 pessoas.


Em vários vídeos que circulam na Internet, é possível ver pessoas em macas num hospital da região e várias outras a receber atendimento médico.


O terramoto também causou danos a várias residências e infraestruturas nos arredores de Cianjur, que fica a cerca de 75 quilómetros de Jacarta, onde os moradores também sentiram os tremores, segundo relatos de usuários nas redes.


Por sua vez, a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia (BMKG) estimou a magnitude do abalo em 5,6 e descartou um perigo "potencial para 'tsunami'".


Na sexta-feira, um sismo de magnitude 6,9 sacudiu a costa oeste da Indonésia e o epicentro foi localizado perto da pequena ilha de Enggano.

A Indonésia, com cerca de 275 milhões de habitantes, fica no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica na qual são registados cerca de 7.000 terramotos a cada ano, a maioria deles moderados.

Últimas Notícias
Mais Vistos