Mundo

Secretário da Defesa dos EUA e homólogo chinês reúnem-se no Camboja

Secretário da Defesa dos EUA e homólogo chinês reúnem-se no Camboja
Susan Walsh

O encontro acontece num momento em que os dois países procuram conter as tensões políticas.

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, encontrou-se esta terça-feira com o homólogo chinês, Wei Fenghe, no Camboja, no momento em que os dois países procuram conter as tensões políticas.

A reunião, à margem de uma conferência de ministros da Defesa, em Siem Reap, foi a primeira entre Austin e Wei desde junho e depois da visita da líder da Câmara dos Representantes no Congresso norte-americano, Nancy Pelosi, a Taiwan, ilha reivindicada por Pequim.

A China considerou a visita de Pelosi, no início de agosto, como uma grande provocação.

Desde então, a China e os Estados Unidos têm tentado aliviar o clima tenso, com múltiplas iniciativas diplomáticas.

BIDEN E XI JINPING REUNIRAM-SE NA CIMEIRA DO G20

A 14 de novembro, os Presidentes norte-americano e chinês, Joe Biden e Xi Jinping, respetivamente, reuniram-se durante três horas numa cimeira do G20 na ilha indonésia de Bali, no primeiro encontro presencial entre os líderes das duas maiores economias do mundo.

Seguiu-se uma reunião entre Xi Jinping e a vice-Presidente dos EUA, Kamala Harris, na Cimeira Ásia-Pacífico em Banguecoque.

Harris reforçou a mensagem de Biden de que os dois países devem "manter linhas de comunicação abertas para gerir responsavelmente a competição" entre ambos.

De acordo com a imprensa estatal chinesa, Xi disse a Harris que o encontro com Biden foi "estratégico e construtivo", e de "grande significado para o rumo das relações sino-americanas" no futuro.

Últimas Notícias
Mais Vistos