Mundo

"Cabelo de Pele": o fenómeno vulcânico que está a preocupar o Havai

"Cabelo de Pele": o fenómeno vulcânico que está a preocupar o Havai
HANDOUT

O vulcão Mauna Loa entrou em erupção esta segunda-feira e as autoridades do Havai já emitiram alertas para a população.

As autoridades do Havai alertam a população que reside nas imediações do vulcão de Mauna Loa – considerado o maior vulcão ativo do mundo – para os perigos das formações vulcânicas conhecidas como “Cabelo de Pele”. Além da libertação de gases e lava, o vulcão pode expelir partículas de vidro capazes de causar lesões na pele e nos olhos.

O fenómeno ocorre quando a lava, que foi expelida através de fissuras, arrefece muito rápido. Formam-se umas partículas muito finas e compridas, que se assemelham a fios de cabelo. É daí que vem o nome: “Cabelos de Pele” é uma homenagem à deusa havaina dos vulcões, Pele-honu-amea.

National Park Service

“Literalmente parecem fios de cabelo. Quando a lava fluida é esticada pelo vento para formar fios longos e finos”, explica à AP Aaron Pietruszkam especialista no departamento de Ciências da Terra da Universidade de Havai.

As partículas de “Cabelo de Pele” não tendem a viajar para muito longe do local onde a lava foi expelida, no entanto, por serem pequenos pedaços de vidro, são muito afiados e podem provocar cortes na pele ou ferir os olhos.

Estas formações podem ter vários centímetros de comprimento, mas a largura não chega a ter um milímetro. Como são muito finas, partem-se muito facilmente e podem ser transportadas pelo vento ou por animais.

Além dos “Cabelos de Pele”, a erupção do vulcão Mauna Loa está a emitir também gases vulcânicos, principalmente dióxido de enxofre. As zonas mais perto das crateras contêm as maiores concentrações de gases. O dióxido de enxofre pode provocar dores de cabeça, garganta irritada ou ardor nos olhos.

Jatos de lava atingem 60 metros de altuar

O vulcão Mauna Loa expeliu jatos de lava até 60 metros de altura. As imagens de satélite mostram os rios de lava.

Apesar das imagens serem impressionantes, os geólogos dizem que, por agora, a população e as casas estão seguras. O vulcão, que entrou em erupção no domingo, estava adormecido desde 1984.

Loading...
Últimas Notícias
Mais Vistos