A vice-presidente do Parlamento Europeu foi este domingo formalmente acusada. Eva Kaili ficou em prisão preventiva, assim como outras três pessoas.
As detenções decorreram no âmbito de uma investigação do Ministério Público belga sobre um alegado lobby ilegal do Qatar, país organizador do Mundial, para influenciar as decisões do Parlamento Europeu.
As suspeitas de pagamento de elevadas quantias em dinheiro e presentes terão tido início há vários meses.
A vice-presidente Eva Kaili não pode beneficiar da imunidade parlamentar, uma vez que terá sido apanhada em flagrante delito, esta sexta-feira, na Bélgica. Teria mais de meio milhão de euros em casa.
Eva Kaili perdeu o mandato de vice-presidente do Parlamento Europeu. Foi também suspensa da bancada social democrata do Parlamento Europeu e do partido socialista grego.

Na sequência da detenção de Eva Kaili, os eurodeputados verdes e sociais-democratas exigem a suspensão dos trabalhos sobre a liberalização de vistos para cidadãos do Qatar.
A onda de choque gerada pela operação estende-se a outros países, que viram cidadãos ser envolvidos na investigação do caso de alegada corrupção, organização criminosa e branqueamento de capitais.
Um tribunal italiano confirmou este fim de semana a prisão domiciliaria da mulher e da filha do ex-eurodeputado Pier Antonio Panzeri, detido na Bélgica.
A partir de escutas telefónicas, segundo o jornal italiano Corrieri della Sera, os investigadores concluíram que tanto a mulher como a filha do político, usufruíram de luxuosas férias e teriam conhecimento do esquema de corrupção, inclusive participado na entrega de presentes de elevado valor.
A operação em torno do lobby ilegal do Qatar, está a cargo do Ministério Público belga. As suspeitas de pagamento de elevadas quantias em dinheiro e, presentes, para influenciar decisões sobre o Emirado, estão a ser investigadas há vários meses.
O escândalo rebentou em pleno Mundial do Qatar, que tem negado as acusações de desrespeito pelos direitos humanos dos migrantes que trabalharam na construção dos estádios.
Artigo atualizado às 21:00