Um navio espião russo está a patrulhar a costa do estado norte-americano do Havai, informou quinta-feira o Pentágono, dizendo que está a ser monitorizado pela Guarda Costeira.
"Não sei dizer por que os russos estão a navegar agora, é um momento um bocado instável", disse a porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh.
Singh adiantou que a Guarda Costeira está a monitorizar o navio, que opera em águas internacionais.
"Não detetámos nenhum comportamento inseguro ou não profissional e esperamos que os russos operam na região de acordo com a lei internacional", ressalvou.
Num vídeo publicado pela Guarda Costeira norte-americana, o navio parece estar a ser rebocado por outra embarcação ou em modo de reabastecimento.
"O Comando do Indo-Pacífico dos EUA está a monitorizar as embarcações russas que operam em águas internacionais no Pacífico Ocidental", referiu o Pentágono em comunicado. “Como a Rússia opera na região, espera-se que o faça segundo o direito internacional.”
Embora a aparição de um navio espião russo ao largo da costa norte-americana não seja incomum, este atraiu uma atenção redobrada por causa das tensões entre Estados Unidos e Rússia devido à guerra na Ucrânia.