Mundo

Divulgado vídeo do ataque com martelo ao marido de Nancy Pelosi

Divulgado vídeo do ataque com martelo ao marido de Nancy Pelosi
LEAH MILLIS

Os agentes da polícia chegaram à residência dos Pelosi e encontraram Paul e DePape a lutar na entrada, agarrando os dois o mesmo martelo.

As autoridades divulgaram esta sexta-feira o vídeo que mostra o ataque com martelo ao marido de Nancy Pelosi, na altura presidente da Câmara dos Representantes dos EUA. As imagens obtidas pelas câmaras corporais dos policias que foram chamados ao local a 28 de outubro de 2022 indicam uma luta entre Paul Pelosi e o seu agressor num ataque violento em São Francisco.

Alertamos para a violência das imagens.

O agressor, David DePape, aparece a lutar e a atirar o martelo à cabeça de Paul Pelosi, de 82 anos.

Pelosi, aparentemente inconsciente, pode ser visto de pijama, deitado de barriga para baixo no chão. O marido de Nancy teve de ser hospitalizado posteriormente.

O vídeo foi divulgado agora depois de um conjunto de agências noticiosas terem pedido acesso à prova, que os procuradores reproduziram em tribunal no mês passado.

Um juiz decidiu esta quarta-feira que não havia necessidade de manter o vídeo em segredo.

Como é que o agressor conseguiu entrar na residência dos Pelosi? Veja o vídeo

DePape declarou-se inocente nos casos estaduais e federais em curso.

David DePape, de 42 anos, entrou legalmente nos Estados Unidos em 2000 e depois deixou o país e regressou algumas vezes, inclusive em março de 2008 na fronteira de San Ysidro, em San Diego, adiantou um funcionário dos EUA que falou sob a condição de anonimato.

O ataque

Após uma chamada de alerta às 02:27 locais (10:27 de Lisboa) a 28 de outubro de 2022, os agentes da polícia chegaram à residência dos Pelosi, que tinha a porta aberta, e encontraram Paul Pelosi e DePape a lutar na entrada, agarrando os dois o mesmo martelo.

Do exterior, disseram ao atacante para largar a vítima e, nesse momento, ele atingiu Pelosi "pelo menos" uma vez.

Foi então que as forças policiais avançaram "imediatamente", lhe retiraram a arma e o detiveram.

O marido da presidente da Câmara dos Representantes foi transportado para o Hospital Geral Zuckerberg, operado com êxito a uma fratura no crânio e tratado por diversos ferimentos sofridos no braço direito e nas mãos.

O ataque ocorreu a menos de duas semanas das eleições legislativas intercalares de 8 de novembro no país, destinadas a renovar toda a Câmara dos Representantes e um terço do Senado (a câmara alta do Congresso norte-americano).