Mundo

Jovem morre em tiroteio num bar de shisha no Texas

A vítima mortal do tiroteio é Brayden Bolyard, um aluno do ensino secundário de 17 anos. Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas e estão a receber tratamento hospitalar.

Jovem morre em tiroteio num bar de shisha no Texas
Canva

Um jovem morreu e quatro ficaram feridos na sequência de um tiroteio num bar de shisha em Austin, capital do estado norte-americano do Texas, disseram na segunda-feira as autoridades locais.

A vítima mortal do tiroteio é Brayden Bolyard, um aluno do ensino secundário de 17 anos, informou, em comunicado, a polícia de Austin, acrescentando que os quatro feridos estão a receber tratamento hospitalar.

As autoridades identificaram um suspeito com "histórico em comum com uma das vítimas". Este terá abandonado o local depois de abrir fogo no salão de shisha, no sábado à noite, indicou a polícia.

A administração escolar da cidade de Jarrell, a norte de Austin, afirmou, em comunicado, estar "profundamente triste" com a perda de um dos alunos da região.

Entretanto, dez pessoas ficaram feridas, duas das quais gravemente, num tiroteio na segunda-feira, em Lakeland, no estado da Florida (sudeste), alegadamente relacionado com o tráfico de marijuana, disseram as autoridades locais.

Quatro pessoas poderão estar envolvidas no tiroteio, de acordo com a polícia, que está a tentar localizar o veículo envolvido no incidente.

Pelo terceiro ano consecutivo, os Estados Unidos registaram em 2022 mais de 600 tiroteios considerados massacres (quando pelo menos quatro pessoas são mortas ou feridas), de acordo com o Gun Violence Archive.

Em média, 40.000 pessoas morrem por ano nos Estados Unidos em massacres, tiroteios, suicídios e outros eventos relacionados com armas de fogo, segundo a ONG Everytown For Gun Safety, o que equivale a mais de 100 por dia.