Mundo

FBI faz buscas na casa de Joe Biden

FBI faz buscas na casa de Joe Biden
JONATHAN ERNST

Estão relacionadas com a investigação ao tratamento inadequado de documentos classificados. Presidente concordou em cooperar com as autoridades.

O FBI está a fazer esta quarta-feira buscas numa casa de Joe Biden em Rehoboth Beach, no estado de Delaware, nos Estados Unidos.

As buscas, já confirmadas pelo advogado do Presidente dos EUA, estão relacionadas com a investigação ao tratamento inadequado de documentos classificados.

"Hoje, com o total apoio e cooperação do Presidente, o Departamento [de Justiça] está a conduzir uma busca à sua casa em Rehoboth, Delaware", anunciou o advogado pessoal de Joe Biden, Bob Bauer, em comunicado.

Buscas estão a ser conduzidas "de acordo com os procedimentos padrão" do Departamento e "respeitando [a necessidade de] segurança e integridade operacionais", referiu o advogado, acrescentando que o Presidente concordou em cooperar.

Até agora, nenhum documento foi encontrado nesta casa.

Na semana passada, Biden tinha sido alvo de novas buscas do departamento de Justiça norte-americano numa outra casa, também em Delaware, onde foi encontrado material confidencial do período em que era senador e vice-Presidente de Obama.

Documentos sensíveis e confidenciais

Segundo foi avançado em janeiro, a equipa do Presidente encontrou, em novembro, documentos sensíveis e confidenciais da época em que Joe Biden foi vice-presidente de Barack Obama (2009-2017) e de quando foi senador (1973-2009).

Desde então, o Governo dos Estados Unidos anunciou várias vezes a descoberta de mais documentos e, a 12 de janeiro, o secretário da Justiça, Merrick Garland, avançou com a nomeação do conservador Robert Hur como procurador especial para analisar os papéis classificados como secretos e encontrados em locais privados.

Há poucos dias, foi também divulgada a descoberta de documentos na casa do ex-vice-presidente Mike Pence, situação que, somada aos papéis encontrados na mansão de Donald Trump, obrigou o Arquivo Nacional dos Estados Unidos a pedir a todos os ex-presidentes e ex-vice-presidentes do país para rever os seus registos pessoais a fim de determinar se têm documentos confidenciais.

"A responsabilidade de cumprir a Lei de Registos Presidenciais - o regulamento que obriga à entrega de todos os documentos de uma administração ao Arquivo Nacional - não diminui quando um governo termina", explicou a entidade.

Tanto a Casa Branca como o próprio Biden têm sublinhado a sua total disposição para colaborar nas investigações do Departamento de Justiça e tentaram distanciar-se do caso dos documentos confidenciais encontrados pelo FBI na mansão do ex-presidente Donald Trump (2017-2021), em Mar-a-Lago (Flórida).

Últimas Notícias
Mais Vistos