Portugal mostrou-se disponível para enviar meios de apoio às operações de resgate na Turquia. O Governo diz que está só a aguardar indicações das autoridades europeias. O sismo intenso provocou a morte a centenas de pessoas.
“Já transmitimos a nossa disponibilidade à UE para integrarmos essa equipa de apoio ao resgate e no quadro de emergência médica”, disse aos jornalistas José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna.
O governante afirma que “a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil está em diálogo com as entidades europeias para mobilizar esse nosso apoio nacional”.
José Luís Carneiro deixa ainda “uma palavra de tristeza e de solidariedade” para a Turquia, em particular “aos seus responsáveis da embaixada em Portugal”.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros tinha já expressado solidariedade para com o Governo e o povo turco: “Estamos chocados com as notícias que chegaram da Turquia esta manhã sobre o terrível terramoto. O Governo Português manifesta a sua total solidariedade com o povo e o Governo da Turquia”, foi partilhado no Twitter